News

China cria sua própria moeda digital, a primeira de uma grande economia.

China cria sua própria moeda digital, a primeira de uma grande economia.

06/04/2021

Há mil anos, quando apenas as moedas valiam como dinheiro, a China inventou as notas de papel. Agora, o governo chinês está cunhando moedas digitais, uma nova forma de entender o dinheiro que poderia sacudir um dos pilares de poder dos Estados Unidos.

Hoje em dia, pode até existir a impressão de que o dinheiro já é virtual, uma vez que cartões de crédito e aplicativos de pagamento como o Apple Pay, nos EUA, e o WeChat, na China, eliminam a necessidade de notas de papel ou moedas de metal. Isso, no entanto, são apenas maneiras de transferir o dinheiro eletronicamente. O que a China está fazendo agora é transformar a própria moeda em um código de computador.

Criptomoedas como o bitcoin têm prenunciado um possível futuro digital para o dinheiro, ainda que elas existam apenas fora do sistema financeiro mundial tradicional e não sejam um dinheiro de curso legal, como o emitido pelos governos.

A versão chinesa de uma moeda digital, por outro lado, é controlada por seu banco central, que emitirá o novo dinheiro eletrônico. Acredita-se que ela dará ao governo da China novas e abrangentes ferramentas para monitorar tanto sua economia quanto sua população.

Desde a concepção, o yuan digital negará um dos grandes atrativos do bitcoin: o anonimato para o usuário.


Pequim também está posicionando o yuan digital para o uso internacional e projetando-o para estar descolado do sistema financeiro mundial, onde o dólar americano reina desde a Segunda Guerra Mundial. A China vem adotando a digitalização em muitos aspectos, inclusive no dinheiro, para tentar ganhar um controle mais centralizado e, ao mesmo tempo, largar à frente em tecnologias do futuro, cuja supremacia considera estar em disputa.

Fonte: Globo - China cria sua própria moeda digital

BROWN Import & Export

Contato